A PREDESTINAÇÃO BÍBLICA
A PREDESTINAÇÃO BÍBLICA: COMO HARMONIZAR A LIBERDADE HUMANA COM A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO?
Cinco pontos da Predestinação Calvinista
"Ora,
a semente da Palavra de Deus só se enraíza e produz frutos nas pessoas que o
Senhor, por Sua eleição eterna, predestinou para serem filhos e herdeiros do
reino celestial. Para todos os outros (que pelo mesmo conselho de Deus foram
rejeitados antes da fundação do mundo) a clara e evidente pregação da verdade
só pode ser um cheiro de morte para morte."
Em 1610 foram apresentados aos Estados Gerais da
Holanda os famosos cinco pontos essenciais na teologia calvinista, expostos da
seguinte maneira:
1. - "Que Deus (como alguns asseveraram), por um decreto eterno e irrevogável, ordenou alguns dentre os homens para a vida eterna; e alguns (que eram por grande diferença a maior parte) para a perdição eterna, sem qualquer consideração a sua obediência ou desobediência, a fim de manifestar tanto a Sua justiça como a Sua misericórdia.
2.- Que Deus considerou a humanidade não só como
criada, mas também como caída em Adão, e, conseqüentemente, sujeita à maldição;
tendo Ele determinado livrar alguns dessa queda e destruição e salvá-los como
exemplos de Sua misericórdia; e deixar outros, até mesmo filhos do concerto,
sob a maldição, como exemplos de Sua justiça, sem qualquer consideração a
crença ou descrença.
3. - Que, por conseguinte, Jesus Cristo, o Salvador do
mundo, não morreu por todos os homens, mas somente pelos que foram eleitos de
acordo com a primeira ou a segunda forma.
4. - Que, portanto, o Espírito de Deus e Cristo
atuaram nos eleitos com força irresistível a fim de compeli-los à crença e à
salvação, mas que aos réprobos não foi dada necessária e suficiente graça.
5. - "Que aqueles que uma vez obtiveram
verdadeira fé jamais poderiam perdê-la por completo ou terminantemente".
A. W. Harrison, The Beginnings of
Arminianism (1926), págs. 149 e 150.
Esse ponto de vista, porém, não se originou com
Calvino. Mil anos antes, de acordo com G. F. Wiggers, Agostinho expressou a
mesma idéia:
"Agostinho introduziu no sistema eclesiástico
diversas idéias inteiramente novas. . . . Entre elas encontravam-se a graça
irresistível, absoluta predestinação e a limitação aos eleitos da redenção por
meio de Cristo". – An Historical Presentation of Augustinism and
Pelagianism, pág. 368.
Refutação Elaborada Pelo Arminianismo
Em oposição e esses pontos de vista, Armínio e seus
colaboradores elaboraram uma refutação que apresenta cinco argumentos
contrários. Mais tarde eles se tornaram a síntese do que se conhecia por
arminianismo. Eram os seguintes:
1. - "Que Deus, por meio de um decreto eterno e
imutável em Cristo, antes de existir o mundo, determinou eleger para a vida
eterna dentre a caída e pecaminosa raça humana os que por intermédio de Sua
graça crêem em Jesus Cristo e perseveram na fé e na obediência; e, pelo
contrário, resolveu rejeitar os impenitentes e descrentes, para condenação
eterna (S. João 3:36).
2. - Que, em conseqüência disto, Cristo, o Salvador do
mundo, morreu por todos os homens, de modo que obteve, pela morte na cruz,
reconciliação e perdão do pecado para todos os homens; de tal forma, porém, que
só os fiéis a desfrutaram em realidade (S. João 3:16;1 S. João 2:2).
3. - Que o homem não podia obter fé salvadora por si
mesmo ou em virtude de seu próprio livre arbítrio, mas precisava da graça de
Deus por meio de Cristo para renovar-se em pensamento e vontade (S. João 15:5).
4. - Que essa graça constitui a causa do início, do
desenvolvimento e da conclusão da salvação do homem; de maneira que ninguém
poderia crer ou perseverar na fé sem essa graça cooperante, e,
conseqüentemente, que todas as boas obras devem ser atribuídas à graça de Deus em
Cristo, Todavia, quanto à sua maneira de operar, essa graça não é irresistível
(Atos 7:51).
5. - Que os verdadeiros crentes possuíam suficiente
poder, mediante a graça divina, para batalhar contra Satanás, o pecado, o
mundo, sua própria carne, e alcançar a vitória sobre eles; mas, para que pela
negligência não apostatassem da verdadeira fé, perdessem a felicidade de uma
boa consciência e fossem privados dessa graça, deveriam investigá-la mais
cabalmente em conformidade com a Escritura Sagrada, antes de começar a
ensiná-la." – Harrison, op. cit.,
págs. 150 e 151.
A igreja Adventista no livro Questions on doctrine (Questões
sobre doutrina) declara:
“A Igreja
Adventista do Sétimo Dia não é calvinista nem totalmente arminiana em sua
teologia. Reconhecendo os méritos de ambos esses sistemas, procuramos assimilar
o que nos parece ser o claro ensino da Palavra de Deus. Embora creiamos que
João Calvino foi um dos maiores reformadores protestantes, não adotamos a idéia
de que algumas pessoas "são predestinadas para a morte eterna sem qualquer
demérito de sua parte, simplesmente por causa da soberana vontade de Deus"
(Calvino, Institutes, Livro 3, cap. 23, § 21). Ou que os homens "não são
todos criados com o mesmo destino; mas a vida eterna é preordenada para alguns,
e, para outros, a condenação eterna"
(Idem, Livro 3, cap. 21, § 5).
Pelo contrário, cremos que a salvação é acessível a todo e qualquer
membro da raça humana, pois "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o
Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida
eterna." (S. João 3: 16). Temos a
convicção de que, como indivíduos, cada um de nós é responsável perante Deus.
Declara o apóstolo Paulo: "Todos compareceremos perante o tribunal de
Deus. Como está escrito: Por Minha vida, diz o Senhor, diante de Mim se dobrará
toco joelho, e toca língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós
dará contas de si mesmo a Deus." Rom. 14:10-12.
Livre Arbítrio e Predestinação
Afirma a Bíblia que há livre arbítrio, liberdade de
escolha e ao mesmo tempo predestinação?
Que a palavra de Deus declara que o homem é livre para
escolher ninguém duvida, mas se ela também fala em predestinação, é necessário
saber a que predestinação se refere.
A Bíblia não se contradiz, não pode apresentar
doutrinas antagônicas, portanto não pode ensinar o livre arbítrio e a
predestinação calvinista.
Que é livre arbítrio?
Livre arbítrio é um princípio escriturístico que
declara que o homem é livre para tomar decisões, para decidir a questão do seu
destino.
Que é predestinação?
Predestinação pode ser definida no sentido geral e no
sentido bíblico.
No consenso do povo é crer que Deus traçou um plano
para a nossa vida e devemos segui-lo sem o direito da escolha. Em outras
palavras – somos autômatos, desempenhando um papel previamente estabelecido por
Deus.
Estaria o ensino Calvinista em harmonia com as doutrinas
bíblicas? De modo nenhum. Porque a dupla predestinação ensina que se não fomos
arbitrariamente escolhidos para a salvação, não há esperança, mesmo que
almejemos ardentemente esta graça. A Bíblia não diz isto.
Predestinação bíblica, seria o decreto de Deus que possibilita a
salvação a todos os que aceitarem a Cristo.
Como adventistas não
temos pregado e escrito o suficiente sobre este magno assunto. Creio ser nosso
dever compreendê-lo melhor e expô-lo com clareza aos outros, embora
reconhecendo, que ele é complexo, e em alguns aspectos está acima da nossa
limitada compreensão.
Disse Russel Norman Champlin em O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo: "As questões
relativas à predestinação e à eleição não podem ser explicadas por raciocínio
humanos."
"A doutrina da predestinação de uns para o bem e
a felicidade e de outros para a mal e a infelicidade, parece ter nascido da
necessidade de alguns teólogos de conciliarem a misericórdia com a Justiça
Divina. Deus é justo com os que predestina ao mal e misericordioso com os que
predestina para a salvação. As passagens de Isaías 1:27 e Rom. 3:25 negam que a
misericórdia e a justiça sejam atributos divinos distintos; Deus não é metade
misericórdia e metade justiça, mas inteiramente misericórdia e inteiramente
justiça." – Hans K. LaRondelle, Apostila Predestinação Bíblica.
Em que passagens e fatos bíblicos se baseiam os defensores da
predestinação divina para a perdição?
As passagens mais enfáticas para eles são:
Prov. 16:4; Rom. 9:18; 8:29 e 30; Efés. 1:5,11.
Leitores apressados da Bíblia, deslocando, às vezes, estas passagens do seu
contexto, concluíram, que Deus arbitrariamente predestinou algumas pessoas para
serem salvas e outras para se perderem.
Dentre os fatos mais citados estes se destacam:
a)
O endurecimento do
coração de Faraó.
b)
Judas predestinado
para trair a Jesus.
c)
A declaração de Rom. 9:13: "Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú.
A palavra predestinação não aparece na Bíblia, mas o verbo predestinar,
em grego prooridzo, é empregado quatro vezes,
isto é, em Rom. 8:29 e 30; Efés 1:5 e 11. (Alguns manuscritos o trazem também
em Atos 4:28 e 1 Cor. 2:7). Prooridzo pode ser traduzido por demarcar de antemão, ser
determinado anteriormente.
A Hermenêutica e a Predestinação
Três úteis princípios hermenêuticos ou interpretativos
nos ajudarão a compreender o problema da predestinação.
1º) Analogia da Fé: O texto deve ser
interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de passagens
isoladas. Não podemos basear uma doutrina numa só passagem.
2º) Para compreender bem uma passagem é precisa consultar
as passagens paralelas: São aquelas que
tratam do mesmo assunto.
3º) Observar bem o contexto: Ver o que vem antes e depois para saber de que autor
está tratando.
Veja as ilustrações com exemplos bíblicos estes princípios, visando
elucidar o assunto que estamos apresentando.
1º) Usando a “Analogia da Fé” uma das bases que os
calvinistas usam é Prov. 16:4 – "O Senhor fez todas as
coisas para determinados fins, e até o perverso para o dia da calamidade."
O mesmo autor escreve no livro de Ecles. 7:29 – "Deus fez o homem reto, mas ele se
meteu em muitas astúcias."
Oque Salomão na verdade queria apresentar é que Deus de modo algum é o originador do mal, mas os que
se tornam malvados por sua livre vontade, Deus os destruirá.
2º) O segundo princípio pode ser ilustrado com Rom.
9:18 que declara: "Logo, tem ele misericórdia de quem quer, e também endurece a quem
lhe apraz."
Colocando ao lado as passagens paralelas de Sal.18:25
e 26 e Isa. 55:7, logo sabemos com quem Deus quer ser misericordioso e com quem age com
dureza. Estas passagens nos afiançam que com os benignos Ele é benigno, mas
destruirá os perversos e impenitentes.
Êxodo 4:21 e 7:3 afirmam que Deus endureceu o coração
de Faraó. Estas passagens são citadas pelos defensores da predestinação. Temos
aqui um idiomatismo hebraico, ou seja o verbo usado não para expressar a
execução de algo, mas a permissão para fazer isso. Confira Êxo. 5:22 – "Ó
Senhor, por que afligiste a este povo?" (isto é, toleraste que fosse
afligido).
Ademais as passagens paralelas de Êxodo 7:13, 22 e 8:32 nos mostram que
foi Faraó que endureceu o seu próprio coração.
3º) O contexto das passagens de Romanos e Efésios que
falam da predestinação é claro em nos mostrar que todos fomos predestinados
para a salvação. Paulo nos diz que Deus através de Cristo nos predestinou para
que fôssemos seus filhos por adoção.
Os gentios ficaram admirados por serem atingidos pelo
evangelho. Eles perguntavam: Por que só agora lhes fora revelado este
privilégio? Paulo lhes diz claramente que eles já tinham sido destinados ou
predestinados para serem participantes do evangelho.
Deus tem um propósito para este mundo e para cada pessoa individualmente.
Este propósito é que todos cheguem ao conhecimento da verdade e se salvem.
"Deus não deseja que alguém se perca" II Ped. 3: 9.
Judas Estava
Predestinado Para Trair Jesus?
A Bíblia não diz que estava predestinado que Judas o
trairia. Embora a morte de Cristo fosse pré-ordenada, Pilatos e Judas não
precisariam ter sido instrumentos dessa morte, eles eram livres para aceitá-lo
ou colaborarem na sua condenação,
O Espírito de Profecia declara:
"O
Salvador lia o coração de Judas; sabia as profundezas de iniqüidade a que, se o
não livrasse a graça de Deus, havia ele de imergir. ... Abrisse ele o coração a
Cristo, e a graça divina baniria o demônio do egoísmo, e mesmo Judas se poderia
tornar um súdito do reino de Deus." – O Desejado de Todas as Nações, pág,
294.
Amar a Jacó e Odiar Esaú
Outra passagem muito citada pelos calvinistas para a
dupla predestinação é Rom. 9:13 – "Amei a Jacó, porém me aborreci de
Esaú." Afirmam: Antes do nascimento, um é predestinado para a
Salvação e outro para a condenação. Esta é uma conclusão simplista e
antibíblica.
Devemos atentar para estes dois pontos:
1º) Esta citação de Paulo foi tirada de Malaquias 1:
2-3, escrita mais ou menos 1.000 anos depois que eles viveram, portanto
não
é uma profecia, mas sim fato histórico.
2º) Malaquias não está falando de Esaú e Jacó como duas
pessoas, mas de dois povos distintos: israelitas e edomitas. Jacó está
representando o povo do concerto e Esaú os incrédulos e inimigos de Deus. O
aborrecimento de Deus por Esaú – ou melhor pelos seus descendentes – foi após
um milênio de paciência.
Paulo declara que Jacó foi escolhido para uma função,
para representar um papel de destaque na história do povo de Deus. Rom.
9:11-12.
Os versos 34 e 41 de Mat. 25 contradizem frontalmente
a dupla predestinação de Calvino.
Verso 34 – "Então dirá o Rei aos que estiverem à
sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos
está preparado desde a fundação do mundo." Isto sugere predestinação
para a Salvação.
Verso 41 - ". . . Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno,
preparado para o diabo e seus anjos." Se houvesse a dupla predestinação
a afirmativa de Cristo seria – preparado para vós desde a fundação do mundo. O fogo foi preparado para o diabo e seus anjos, não para o homem.
Provas
Bíblicas Contra a Predestinação Calvinista
Dentre as múltiplas citações escriturísticas, que
contradizem o ensino satânico de Deus haver predestinado pessoas para a
perdição, as 10 seguintes devem ser destacadas, por sua objetividade e clareza
ímpar:
1ª) 1 Tim. 2:4 – "O qual deseja que todos os homens
sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." O relato
de Paulo aqui não admite divagações. Sua declaração nos leva a afirmar: ninguém foi designado para a perdição.
2º) II Ped. 3:9 – ". . . não querendo que nenhum pereça,
senão que todos cheguem ao arrependimento."
É impossível, harmonizar – Deus não deseja que alguém
se perca, com a idéia de Ele escolher pessoas para serem destruídas.
3ª) Apoc. 22:17 – ". . . quem quiser receba de graça a
água da vida." Todos têm a oportunidade, graças a Deus. Aqui entra
em cena a vontade pessoal.
4ª) São João 3:16 – ". . . todo aquele que nele crê. .
." Deus decretou que todos os que aceitarem a Cristo se salvem.
Não decretou que todos devem aceitar a Salvação que Ele oferece. Deus não força
a vontade de ninguém.
5ª) Ezeq. 18:32 – "Porque não tenho prazer na morte de
ninguém, diz o Senhor Deus, Portanto convertei-vos e vivei." Deus
tem prazer na salvação, nunca na perdição.
6ª) Mat. 7:21 - "Nem todo o que me diz : Senhor,
Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que
está nos céus."
Muitos não serão salvos, porque não aceitam as
condições da salvação.
7ª) Jer. 21:8 – ". . . Eis que ponho diante de vós o
caminho da vida e o caminho da morte." Para que dois caminhos se a
sorte de cada um já está traçada antes?
8ª) Apoc. 2:10 – ". . . Sê fiel até a morte e dar-te-ei
a coroa da vida." Vejam que a salvação também depende de nós.
Depende da nossa perseverança. Heb. 3:14.
9ª) Atos 17:30 – ". . . agora, porém notifica aos homens
que todos em toda parte se arrependam."
O convite a todos para que se arrependam seria um escárnio
ao nome de Deus se os homens não se pudessem arrepender. Paulo declara em Tito
2:11 que "a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens."
10ª) I Tes. 5:9 – "Porque Deus não nos destinou para a
ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo."
Esta declaração é muito significativa e seria
suficiente para desmoronar o frágil edifício dos calvinistas.
Após a leitura destas passagens a nossa conclusão só pode ser esta: Deus não predestinou que pessoa alguma se perca.
Conclusão
Como conclusão podemos dizer que o homem é livre para escolher ou rejeitar o
oferecimento da salvação por meio de Cristo; não podemos fundamentar pela bíblia que Deus tenha predestinado que alguns homens sejam salvos e outros
perdidos. A Predestinação quando compreendida em seu sentido positivo e bíblico é algo sublime, é
confortadora para cada cristão, mas em seu sentido negativo, antibíblico,
calvinista pode levar ao fracasso na carreira cristã. Passagens bíblicas que falam de predestinação nos
afirmam que fomos predestinados para a Salvação, por meio de Jesus Cristo. Porém a escolha humana é suprema em questão de
salvação. O homem é que escolhe se aceita o destino maravilhoso de Deus para
todos aqueles que crêm!
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Fontes:
Apostila Herança Teológica Protestante, Predestinação Bíblica do Prof.
LaRondelle e o livro Questions
on Doctrine.
- Palestrante e Seminarista
- Professor de Inglês
- Obreiro de Sustento Próprio
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